quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SENA, odenildo. Os entraves para uma metodologia centrada no aluno, IN: palavra, poder e ensino da língua – Manaus, editora valer, 2001.


O autor aborda em sua obra os entraves centrados no professor para uma boa explanação dos assuntos voltados aos seus alunos. Ao tratar do uso das tecnologias vimos que hoje em dia a maioria dos professores ainda não tem o total conhecimento das tecnologias voltadas para o ensino. O uso do notebook é um exemplo desses entraves. Muitos professores ainda não tem o conhecimento de como utilizar esse material para um aprendizado dos alunos. Outros entraves que ele cita é a insegurança dos professores na metodologia voltada para o melhor aprendizado do aluno. A ausência do domínio nos assuntos faz com que os alunos sintam dificuldades em conhecer melhor o que ta se tratando nos temas, nas aulas administradas pelos professores. Outro fator é o livro didático, ainda encontramos professores que fazem reprodução dos livros. Falam somente o que está escrito nesse material de ensino sem aprofundar o assunto dando aos alunos a dificuldade de aprender e quando lança um trabalho não sabem responder com firmeza, a maioria dos professores querem uma resposta que exatamente igual ao livro que lhe é enviado pelo correio. O LIVRO DO PROFESSOR. O ensino voltado aos alunos está a desejar, pois a maioria dos professores e também dos alunos estão focados somente nas notas. A preocupação com as notas que os alunos devem tirar acaba prejudicando o aprendizado de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário