quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SENA, Odenildo. Ideologia e ensino da língua. In: - Palavra, Poder e Ensino da Língua. 2º ed. Manaus: valer, 2001, p. 49-55.



O autor apresenta em sua obra a pratica de ensino pedagógico do professor dentro da sala de aula com o uso da língua portuguesa.  Uma determinada falha exercida pelo professor dentro da sala de aula faz com que o aluno fique sem um entendimento e conseqüentemente desmotivado. Há necessidade de o professor ter o domínio total do assunto abordado por este e capacitado para administrar uma função que acarreta não só o aprendizado o aluno mais também o desenvolvimento da sociedade.
A comunicação é uma ciência formada recentemente recebendo influências de muitas outras áreas do conhecimento, como a filosofia, a lingüística, a teoria da informação e a sociologia. Esse ato comunicativo já veio sendo trabalhado pelo homem desde os primeiros séculos de sua existência, atribuindo à fala, o gesto, os signos entre outros.
Sabemos que há muito que aprender e para isso é necessário investirmos na educação  através das leituras, pesquisas compreensão de texto e demais formas que ajudam no aprimoramento do conhecimento.  
A construção do conhecimento dentro de uma sala de aula acarreta em três fases, relação professor e aluno, aluno e aluno e para finalizar aluno e comunidade.  Para ter-se mais entendimento é necessário esboçar um planejamento, métodos a serem utilizados na transmissão dos assuntos relacionados ou estabelecidos para serem aplicados dentro de uma sala de aula. Isso vai depender principalmente do psicológico de cada ser humano. “com o conhecimento você tem todo  o poder de mudar a sua comunidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário