quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SENA, Odenildo. Lingüística e ensino da língua materna. In: - Palavra, Poder e Ensino da Língua. 2º ed. Manaus: valer, 2001, p. 41-45.


O autor aborda em sua obra o ensino da língua baseado principalmente na gramática tradicional atrelando-se as atitudes normativas, como falar de forma correta a língua. Saussure diz que a língua é um sistema que a lingüística toma como um objeto de estudo sendo atrelada no formalismo e ao funcionalismo, onde o formalismo tem como função estudar as organizações das palavras como sua estrutura e o funcionalismo estudar os contextos da frase tudo que ela quer exprimir para o leitor ou ouvinte.
 A língua possui um papel fundamental na sociedade quando se trata de comunicação. Dessa forma obtém um emissor – a língua ou código – receptor. A língua esta em constante mutação, variando-se sócio-culturalmente em um determinado povo, comunidade ou sociedade. A língua pode ser conceituada como um sistema de comunicação verbal herdado por um determinado povo. Se a língua pode ser estuda como um sistema de comunicação pela lingüística é importante frisar que a mesma pode ser definida como um sistema organizado onde cada elemento lingüístico necessita-se um do outro. Algumas línguas como o latim, o grego, assim como tantas outras são cuidadosamente analisada pelos lingüistas. Esses estudos buscam compará-las de forma correta sem fugir do significado semântico. A linguagem escrita é mais formal e erudita, pois envolve questões da grafia das palavras, estruturação das frases, função e principalmente o encadeamento de ideias e lógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário