quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

RELATÓRIO SOBRE O SEMINARIO DE LITERATURA EXERCIDA PELOS ACADEMICOS DE LETRAS DO 2º PERIODO, EM SALA DE AULA.




A literatura é uma forma de expressar os sentimentos e todos os momentos especiais de um processo histórico de uma sociedade. Os escritores buscam repassar esses momentos através da escrita e assim transmitir uma realidade social em forma emotiva, nas poesias, poemas, sonetos, textos literários, romances, etc.

A literatura, portanto, é um conjunto de obras de valor, não documental, que as vezes revela ou esconde o que é real de um determinado período histórico da realidade social sofrendo pois, diferentes características que chamaremos de estilos literários ou estilos de época.   
Durante o período de apresentação dos acadêmicos do 2º período de licenciatura plena em língua portuguesa do centro de estudos superiores da cidade de Parintins, onde se tratou dos referidos temas: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo e Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-modernismo e Modernismo, A Cartomante, O Burrinho Pedrês, Assassinato na Rua Morgue, Decamerom, Poemas de Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.
BARROCO
O Barroco teve seu inicio em Portugal no século XVI e foi a primeira tentativa de unir o homem renascentista e a religiosidade medieval. Nesta produção literária apresenta o reflexo histórico que aparece tanto no aspecto formal (cultismo – que trata-se dos textos exagerados na língua, na utilização das metáforas antintese, hipérboles, perífrases e a invenção das palavras nos textos literários) quanto no conteúdo (conceptismo – que utilizavam expressões indecisas, frases ambíguas e linguagem não claras). O escritor da época em destaque foi Padre Antonio Vieira.
As primeiras manifestações literárias brasileiras não se constituíram em uma escola literária, e sim registros de viajantes (navegações marítima) e de jesuítas. O principal objetivo da época era encontrar riquezas, daí o fato de a literatura ser descritiva e não possuir um valor real literário.  O maior literário dessa época foi Gregório de Matos.
ARCADISMO
Em quanto isso o Arcadismo valorizava a natureza e a idealiza como o lugar onde a felicidade seria possível. Contrariamente do Barroco, o Arcadismo não e religioso, pois tem preferência pelo uso de entidade místico e pagão. O Arcadismo compreende o período de ascensão da burguesia, visto que proporcionava o surgimento de uma nova classe social detentora de riqueza. O ponto culminante desse processo foi a revolução francesa.  A “Arcádia Lusitana” tinha por lema a frase latina "Inutilia truncat" ("acabe-se com as inutilidades"), que vai caracterizar todo o movimento no país. Visavam com isto erradicar os exageros, o rebuscamento, e a extravagância preconizados pelo Barroco, retornando a uma literatura simples. Os prcincipais autores dessa epoca foram:

No Brasil, vive-se o momento histórico da decadência do ciclo da mineração e da transferência do centro político do Nordeste (Salvador, na Bahia) para o Rio de Janeiro. O deslocamento do centro economico permite o aparecimento de um grupo de intelectuais que comeca a produzir uma literatura que se pode considerar como brasileira, dirigiada a um publico brasileiro. Esta, tomada como um modelo ideal, deveria ser imitada, pois era considerada como a propria perfeição. Os autores da epoca foram, Tomas Antonio Gonzaga, Claudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga, Basilio da Gama, Alvarenga Peixoto, Frei Jose de Santa Rita Durão.   
ROMANTISMO
O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo[1] e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O Romantismo foi intruduzido em portugal por almeida garrett, em 1825, com a publicacao de seu poema “camoes”. O   artista romantico da epoca era na verdade um idealista,pois desejava um mundo melhor para os homens. O romantismo durou aproximadamente quarenta anos, nesse periodo pode-se dizer que teve tres diferentes faces, o neoclassissismo, ultra-romantismo e o realismo.
No brasil o romantismo coincide com o processo de independencia politica; por isso assume um carater nacionalista, de valorizacao do patrimonio cultural brasileiro. Desse modo, a producao literaria de cada autor pode ser encaixada dentro deuma vertente de acordo como aspecto aboradado com maior evidencia.

      O romantismo seria dividido em 3 gerações:
                                                                                                                            
1ºgeração — As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, presente da colectânea de textos e documentos de caráter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, fato atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.
2ºgeração — Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.
3ºgeração — Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica (vide Eça de Queirós), com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.

Os Principais escritores românticos brasileiros foram:

Gonçalves Dias: principal poeta romântico e uns dos melhores da língua portuguesa, nacionalista, autor da famosa Canção do Exílio, da nem tão famosa I-Juca-Pirama e de muitos outros poemas.
Álvares de Azevedo: o maior romântico da Segunda Geração Romântica; autor de Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna e Macário.
Castro Alves:grande representante da Geração Condoeira, escreveu, principalmente, poesias abolicionistas como o Navio Negreiro.
Joaquim Manuel de Macedo, romancista urbano escreveu A Moreninha e também O Moço Loiro.
José de Alencar, principal romancista romântico. Romances urbanos: Lucíola; A Viuvinha; Cinco Minutos; Senhora. Romances regionalistas: O Gaúcho, O Sertanejo, O Tronco do Ipê. Romances históricos: A Guerra dos Mascates; As Minas de Prata. Romances indianistas: O Guarani, Iracema e o Ubirajara.
Manuel Antônio de Almeida: romancista urbano, precursor do Realismo. Obras: Memórias de um Sargento de Milícias.
Bernardo Guimarães: considerado fundador do regionalismo. Obras: A Escrava Isaura; "O Seminarista"
Franklin Távora: regionalista. Obra mais importante: O Cabeleira.
Visconde de Taunay: regionalista. Obra mais importante: Inocência.
Machado de Assis: estilo único, dotado de fase romântica e realista. Em sua fase romântica destacam-se "A Mão e a Luva" e "Helena". Ainda em tal fase realizava análise psicológica e crítica social, mostrando-se atípico dentre os demais românticos.
REALISMO
O realismo foi um periodo literario inspirado nas leis naturais e teve o compromisso de retaratar a viade em sua verdade. O realismo foi instaurado em portugal com a “Questão Coimbra” EM 1865.
O Realismo teve início na França  em 1857 com a publicação de “Madame Bovary”  de Gustave Flaubert.
            No Brasil, o desenvolvimento da lavoura cafeereira, a abolição da escravidão, a imigração e a publicação dos primeiros jornais contribuíram para a acolhida do pensamento positivista por parte da burguesia. As obras realistas eram pensadas como instrumentos de denúncia e combate, denunciando, portanto, a desigualdade social. As características mais importantes do realismo são:
·                    Objetividade
·                    Fidelidade à realidade
·                    Linguagem simples
·                    Detalhismo
Os principais autores dessa escola são: Machado de Assis, Raul Pompéia, Aluísio Azevedo, entre outros.
NATURALISMO

O naturalismo foi um desdobramento do Realismo e também retrata o universo exterior dos grupos humanos – Patologia Social.  
O naturalismo é uma tendência radicalizada do realismo, que condiciona o homem ao meio ambiente que o cerca. Para um escritor naturalista, o homem submete-se às forças biológicas e age de acordo com elas.



PARNASIANISMO
O parnasianismo, na época, correspondia o realismo na poesia, buscando a perfeição formal e trabalhava temas universais.
Os poetas parnasianos desprezaram os temas individuais e faziam a arte pela arte, o que justifica sua impossibilite e frieza no poetar, concentrando suas atenções na forma.
Os  poetas parnasianos de maior destaque são:Olavo Bilac, Raimundo Correa e  Alberto de Oliveira.
SIMBOLISMO
O simbolismo surgiu na franca e foi um movimento de reação contra o realismo, pois procurou combater a obsessão cientista dos realistas através do subjetivismo e do espiritualismo.
O simbolismo teve como principal característica predomínio do sonho, daí toma-se uma linguagem imprecisa e obscura, que caracteriza a atmosfera de sonho e fantasia que ponteiam a literatura simbolista.
O simbolismo em Portugal liga-se às atividades das revistas fundadas por estudantes de Coimbra, entre eles Eugenio castro.
Os primeiros manifestos simbolista no brasil acontece ao ano de  1891 através de Emilio perneta, mas seu surgimento se deu com Broquéis, de cruz e Souza, em 1893. Foi muito importante como o prenuncio do modernismo.
PRE – MODERNISMO
O  pré-modernismo não foi considerado uma escola literária  e sim um período de transição nas artes. Movimento que antecedem o modernismo no século XX.
MODERNISMO
O modernismo deu-se o inicio no século XX pelas revoluções sociais e pela primeira guerra mundial. A arte engaja-se nesses movimentos, passando a ter um sentindo mais social. Procurando os valores o modernismo reage contra as tradições acadêmicas. As manifestações no Brasil já haviam aparecido em algumas obras anteriores a 1922. A grande revolução modernista , no entanto, começou com a semana da arte moderna, em São Paulo com a apresentação das obras modernistas de autores brasileiros. Essa manifestação gerou muitos protestos e criticas. Esse era o principal objetivo dos modernistas, em querer chamar atenção dos leitores e críticos literários.
Após a semana da arte moderna, o movimento se dividiu em três gerações, sendo que a primeira tinha como principal escritor Mario Raul de Morais Andrade, a segunda geração modernista tinha Graciliano Ramos e na terceira e ultima geração Joao Guimaraes Rosa.   
Ao período seminarista foi discutido também contos como a cartomante de machado de Assis que era um dramaturgo da literatura brasileira. A cartomante que narra a historia de um triangula amoroso, e o conto se da em uma sexta feira onde Camilo e Rita estão em dialogo. Camilo e amigo de Rita, mas Rita e casada com vilela um homem bastante ciumento. Certo dia ao receber uma carta anônima com medo Camilo resolve procurar a cartomante que lhe tranquiliza dizendo que estaria tudo bem, mas na verdade era enganado pela cartomante tanto Camilo como também Rita. Nesse processo de encontros e reencontros com a cartomante, certo dia Camilo e convidado por vilela a comparecer a casa de Rita e ao ver sua amante estirada no chão ficou nervoso e vilela pegou pela gola da camisa de Camilo e lhe deu dois tiros. 
Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, onde notam-se características herdadas do Romantismo. Podemos observar a intertextualidade que o autor traça com Shakespeare, através das citações de Hamlet, personagem da peça Hamlet, o príncipe da Dinamarca; reflexão sobre a mesquinhez humana e a precariedade da sorte humana e pelos temas abordados tais como: a paixão, a traição, a fatalidade e o que há por detrás dela, o místico e o fascínio exercido sobre os homens.
O Burrinho Pedrês de Guimaraes Rosa que narra a historia de um burrinho que recebera tantos nomes em sua jornada de vida diante de diferentes donos que a tinha ate atingir o nome sete de ouro. A historia fala muito da regionalidade, focando principalmente o sertão nordestino.
Foi também retratado o conto de Edgar Alan  põe, um contista cujo suas obras retrata muito a questão sombria, a obscuridade entre elas são aterrorizante. Edgar foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difícil.
Criou a literatura de mistério, com a personagem do primeiro detetive fumador de cachimbo, o parisiense Chevalier C. Auguste Dupin, a surgir em Crimes da Rua Morgue e em duas outras histórias. Sherlock  Holmes e o inspetor Maigret são apenas dois dos herdeiros de Dupin.
Foi apresentado também o conto decameron cujo e uma obra que mostra uma realidade diferenciada entre a religião e a sociedade atual. Decamerom e uma obra muito explicita cujas cenas são enfocadas ao relacionamento sexual e a sexualidade de cada pessoa e conta a historia de uma moca que queria ser freira e para isso acontecer deveria renunciar todo o mal e como diz um senhor da historia reenviar o diabo ao inferno.
No seminário foram também retratadas as poesias de Carlos Drummond de Andrade, maior escritor que o Brasil já tivera, sua poesias esta impregnada na terra e no povo, sendo ora positiva ora cética, chegando a critica social. As poesias de Drummond são simples e carregadas de lirismo. Este um excelente cronista e contista na historia da literatura brasileira.
Foi tratado também no seminário as poesias e biografia de Cecília Meireles, onde a mesma é Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Criou-a, a partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides. Suas poesias, assim como as de Carlos Drummond, são formadas em lirismo quem o diga Raul Rónai “Considero o lirismo de Cecília Meireles o mais elevado da moderna poesia de língua portuguesa.  Nenhum outro poeta iguala o seu desprendimento, a sua fluidez, o seu poder transfigurador, a sua simplicidade e seu preciosismo, porque Cecília, só ela, se acerca da nossa poesia primitiva e do nosso lirismo espontâneo... A poesia de Cecília Meireles é uma das mais puras, belas e válidas manifestações da literatura contemporânea”.

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