A literatura é uma forma de expressar os
sentimentos e todos os momentos especiais de um processo histórico de uma
sociedade. Os escritores buscam repassar esses momentos através da escrita e
assim transmitir uma realidade social em forma emotiva, nas poesias, poemas,
sonetos, textos literários, romances, etc.
A
literatura, portanto, é um conjunto de obras de valor, não documental, que as
vezes revela ou esconde o que é real de um determinado período histórico da
realidade social sofrendo pois, diferentes características que chamaremos de
estilos literários ou estilos de época.
Durante
o período de apresentação dos acadêmicos do 2º período de licenciatura plena em
língua portuguesa do centro de estudos superiores da cidade de Parintins, onde se
tratou dos referidos temas: Barroco,
Arcadismo, Romantismo, Realismo e Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-modernismo
e Modernismo, A Cartomante, O Burrinho Pedrês, Assassinato na Rua Morgue,
Decamerom, Poemas de Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.
BARROCO
O Barroco teve seu inicio em Portugal no século XVI
e foi a primeira tentativa de unir o homem renascentista e a religiosidade
medieval. Nesta produção literária apresenta o reflexo histórico que aparece
tanto no aspecto formal (cultismo – que trata-se dos textos exagerados na língua,
na utilização das metáforas antintese, hipérboles, perífrases e a invenção das
palavras nos textos literários) quanto no conteúdo (conceptismo – que utilizavam
expressões indecisas, frases ambíguas e linguagem não claras). O escritor da
época em destaque foi Padre Antonio Vieira.
As primeiras manifestações literárias
brasileiras não se constituíram em uma escola literária, e sim registros de
viajantes (navegações marítima) e de jesuítas. O principal objetivo da época
era encontrar riquezas, daí o fato de a literatura ser descritiva e não possuir
um valor real literário. O maior
literário dessa época foi Gregório de Matos.
ARCADISMO
Em
quanto isso o Arcadismo valorizava a natureza e a idealiza como o lugar onde a
felicidade seria possível. Contrariamente do Barroco, o Arcadismo não e
religioso, pois tem preferência pelo uso de entidade místico e pagão. O
Arcadismo compreende o período de ascensão da burguesia, visto que
proporcionava o surgimento de uma nova classe social detentora de riqueza. O
ponto culminante desse processo foi a revolução francesa. A
“Arcádia Lusitana” tinha por lema a frase latina "Inutilia truncat"
("acabe-se com as inutilidades"), que vai caracterizar todo o
movimento no país. Visavam com isto erradicar os exageros, o rebuscamento, e a
extravagância preconizados pelo Barroco, retornando a uma literatura simples.
Os prcincipais autores dessa epoca foram:
No Brasil, vive-se
o momento histórico da decadência do ciclo
da mineração e da transferência do centro político do Nordeste
(Salvador, na Bahia) para o Rio de Janeiro. O deslocamento do centro economico
permite o aparecimento de um grupo de intelectuais que comeca a produzir uma
literatura que se pode considerar como brasileira, dirigiada a um publico
brasileiro. Esta, tomada como um modelo ideal, deveria ser imitada, pois era
considerada como a propria perfeição. Os autores da epoca foram, Tomas Antonio
Gonzaga, Claudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga, Basilio da Gama, Alvarenga
Peixoto, Frei Jose de Santa Rita Durão.
ROMANTISMO
O Romantismo foi um
movimento artístico, político e
filosófico
surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX.
Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo
e ao iluminismo[1] e
buscou um nacionalismo
que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Os autores românticos
voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores
trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século
XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do
século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela
emoção e pelo eu.
O Romantismo foi
intruduzido em portugal por almeida garrett, em 1825, com a publicacao de seu
poema “camoes”. O artista romantico da
epoca era na verdade um idealista,pois desejava um mundo melhor para os homens.
O romantismo durou aproximadamente quarenta anos, nesse periodo pode-se dizer
que teve tres diferentes faces, o neoclassissismo, ultra-romantismo e o
realismo.
No brasil o
romantismo coincide com o processo de independencia politica; por isso assume
um carater nacionalista, de valorizacao do patrimonio cultural brasileiro.
Desse modo, a producao literaria de cada autor pode ser encaixada dentro deuma
vertente de acordo como aspecto aboradado com maior evidencia.
O romantismo
seria dividido em 3 gerações:
1ºgeração — As
características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero,
a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o
nacionalismo, presente da colectânea de textos e documentos de caráter
fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, fato atribuído à
época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma
idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo.
A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.
2ºgeração —
Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo
gosto pela morte,
religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não
era atingida.
3ºgeração — Seria a
fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os
vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica
(vide Eça de
Queirós), com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas
que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.
Os Principais
escritores românticos brasileiros foram:
Gonçalves Dias: principal poeta romântico e uns dos melhores da língua portuguesa,
nacionalista, autor da famosa Canção do Exílio, da nem tão famosa I-Juca-Pirama
e de muitos outros poemas.
Álvares de Azevedo: o maior romântico da Segunda Geração Romântica; autor
de Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna e Macário.
Castro Alves:grande representante da Geração Condoeira, escreveu, principalmente,
poesias abolicionistas como o Navio Negreiro.
José de Alencar, principal romancista romântico. Romances urbanos: Lucíola; A
Viuvinha; Cinco Minutos; Senhora. Romances regionalistas: O
Gaúcho, O Sertanejo, O Tronco do Ipê. Romances históricos: A
Guerra dos Mascates; As Minas de Prata. Romances indianistas: O
Guarani, Iracema e o Ubirajara.
Manuel Antônio de Almeida: romancista urbano, precursor do Realismo. Obras: Memórias
de um Sargento de Milícias.
Machado de Assis: estilo único, dotado de fase romântica e realista. Em
sua fase romântica destacam-se "A Mão e a Luva" e "Helena".
Ainda em tal fase realizava análise psicológica e crítica social, mostrando-se
atípico dentre os demais românticos.
REALISMO
O realismo foi um
periodo literario inspirado nas leis naturais e teve o compromisso de retaratar
a viade em sua verdade. O realismo foi instaurado em portugal com a “Questão
Coimbra” EM 1865.
O Realismo teve início na França em 1857 com a publicação de “Madame Bovary” de Gustave Flaubert.
No Brasil, o desenvolvimento da
lavoura cafeereira, a abolição da escravidão, a imigração e a publicação dos
primeiros jornais contribuíram para a acolhida do pensamento positivista por
parte da burguesia. As obras realistas eram pensadas como instrumentos de
denúncia e combate, denunciando, portanto, a desigualdade social. As
características mais importantes do realismo são:
·
Objetividade
·
Fidelidade à realidade
·
Linguagem simples
·
Detalhismo
Os
principais autores dessa escola são: Machado de Assis, Raul Pompéia, Aluísio
Azevedo, entre outros.
NATURALISMO
O naturalismo foi um desdobramento do Realismo e
também retrata o universo exterior dos grupos humanos – Patologia Social.
O naturalismo é uma tendência radicalizada do
realismo, que condiciona o homem ao meio ambiente que o cerca. Para um escritor
naturalista, o homem submete-se às forças biológicas e age de acordo com elas.
PARNASIANISMO
O parnasianismo, na época, correspondia o realismo
na poesia, buscando a perfeição formal e trabalhava temas universais.
Os poetas parnasianos desprezaram os temas
individuais e faziam a arte pela arte, o que justifica sua impossibilite e
frieza no poetar, concentrando suas atenções na forma.
Os poetas
parnasianos de maior destaque são:Olavo Bilac, Raimundo Correa e Alberto de Oliveira.
SIMBOLISMO
O simbolismo surgiu na franca e foi um movimento de
reação contra o realismo, pois procurou combater a obsessão cientista dos
realistas através do subjetivismo e do espiritualismo.
O simbolismo teve como principal característica
predomínio do sonho, daí toma-se uma linguagem imprecisa e obscura, que
caracteriza a atmosfera de sonho e fantasia que ponteiam a literatura
simbolista.
O simbolismo em Portugal liga-se às atividades das
revistas fundadas por estudantes de Coimbra, entre eles Eugenio castro.
Os primeiros manifestos
simbolista no brasil acontece ao ano de
1891 através de Emilio perneta, mas seu surgimento se deu com Broquéis, de cruz e Souza, em 1893. Foi
muito importante como o prenuncio do modernismo.
PRE – MODERNISMO
O pré-modernismo não foi considerado uma escola
literária e sim um período de transição
nas artes. Movimento que antecedem o modernismo no século XX.
MODERNISMO
O modernismo deu-se o inicio
no século XX pelas revoluções sociais e pela primeira guerra mundial. A arte
engaja-se nesses movimentos, passando a ter um sentindo mais social. Procurando os valores o modernismo reage contra as tradições
acadêmicas. As manifestações no Brasil já haviam aparecido em algumas obras
anteriores a 1922. A grande revolução modernista , no entanto, começou com a
semana da arte moderna, em São Paulo com a apresentação das obras
modernistas de autores brasileiros. Essa manifestação gerou muitos protestos e
criticas. Esse era o principal objetivo dos modernistas, em querer chamar atenção
dos leitores e críticos literários.
Após a semana da arte
moderna, o movimento se dividiu em três gerações, sendo que a primeira tinha
como principal escritor Mario Raul de Morais Andrade, a segunda geração
modernista tinha Graciliano Ramos e na terceira e ultima geração Joao Guimaraes
Rosa.
Ao período seminarista foi
discutido também contos como a cartomante de machado de Assis que era um
dramaturgo da literatura brasileira. A cartomante que narra a historia de um
triangula amoroso, e o conto se da em uma sexta feira onde Camilo e Rita estão
em dialogo. Camilo e amigo de Rita, mas Rita e casada com vilela um homem
bastante ciumento. Certo dia ao receber uma carta anônima com medo Camilo
resolve procurar a cartomante que lhe tranquiliza dizendo que estaria tudo bem,
mas na verdade era enganado pela cartomante tanto Camilo como também Rita. Nesse
processo de encontros e reencontros com a cartomante, certo dia Camilo e
convidado por vilela a comparecer a casa de Rita e ao ver sua amante estirada
no chão ficou nervoso e vilela pegou pela gola da camisa de Camilo e lhe deu
dois tiros.
Machado de Assis é
considerado o introdutor do Realismo no Brasil, onde notam-se
características herdadas do Romantismo. Podemos observar a intertextualidade
que o autor traça com Shakespeare, através das citações de Hamlet,
personagem da peça Hamlet, o príncipe da Dinamarca; reflexão
sobre a mesquinhez humana e a precariedade da sorte humana e pelos temas abordados
tais como: a paixão, a traição, a fatalidade e o que há por detrás dela,
o místico e o fascínio exercido sobre os homens.
O Burrinho Pedrês de
Guimaraes Rosa que narra a historia de um burrinho que recebera tantos nomes em
sua jornada de vida diante de diferentes donos que a tinha ate atingir o nome
sete de ouro. A historia fala muito da regionalidade, focando principalmente o sertão
nordestino.
Foi também retratado o conto
de Edgar Alan põe, um contista cujo suas
obras retrata muito a questão sombria, a obscuridade entre elas são
aterrorizante. Edgar foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar
ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira
financeiramente difícil.
Criou a literatura de
mistério, com a personagem do primeiro detetive fumador de cachimbo, o
parisiense Chevalier C. Auguste Dupin, a surgir em Crimes da Rua Morgue e em
duas outras histórias. Sherlock
Holmes e o inspetor Maigret são apenas dois dos herdeiros de
Dupin.
Foi apresentado também o
conto decameron cujo e uma obra que mostra uma realidade diferenciada entre a religião
e a sociedade atual. Decamerom e uma obra muito explicita cujas cenas são enfocadas
ao relacionamento sexual e a sexualidade de cada pessoa e conta a historia de
uma moca que queria ser freira e para isso acontecer deveria renunciar todo o
mal e como diz um senhor da historia reenviar o diabo ao inferno.
No seminário foram também retratadas
as poesias de Carlos Drummond de Andrade, maior escritor que o Brasil já
tivera, sua poesias esta impregnada na terra e no povo, sendo ora positiva ora cética,
chegando a critica social. As poesias de Drummond são simples e carregadas de
lirismo. Este um excelente cronista e contista na historia da literatura
brasileira.
Foi tratado também no seminário as poesias e biografia de Cecília Meireles,
onde a mesma é Filha de Carlos Alberto
de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde
Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho
Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a
única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes
do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Criou-a, a
partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides. Suas poesias, assim como
as de Carlos Drummond, são formadas em lirismo quem o diga Raul Rónai “Considero
o lirismo de Cecília Meireles o mais elevado da moderna poesia de língua
portuguesa. Nenhum outro poeta iguala o seu desprendimento, a sua
fluidez, o seu poder transfigurador, a sua simplicidade e seu preciosismo,
porque Cecília, só ela, se acerca da nossa poesia primitiva e do nosso lirismo espontâneo...
A poesia de Cecília Meireles é uma das mais puras, belas e válidas
manifestações da literatura contemporânea”.
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