A autora coloca em seu texto a lingüística e suas variações, tendo como principal inimigo a gramática, que busca colocar suas regras na linguagem escrita. Ressalta ainda as diferenças entre língua linguagem e fala e coloca em uma só objeção como forma de comunicação entre as pessoas através da linguagem.
Emissor – código – receptor
Resgata também alguns autores ligados a lingüística como Saussure, considerado o pai da língua moderna. Ela aborda a leitura compreende em três tópicos, atenção, memória e associação das idéias. Implica também em sua obra as estruturas da lingüística tendo em vista a fala de uma pessoa com outra. O funcionalismo que tem os aspectos fônicos, gramaticais e semânticos e as funções de comunicação: função expressiva, conativa, referencial, fática, poética e a metalingüística.
Orlandi cita também as diversas variações sócio-cultural de uma comunidade ou civilização, argumentando as formas de pronunciar uma mesma palavra ou objeto de estudo, levando em conta, portanto, as variações lingüísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário