terça-feira, 25 de setembro de 2012

Historia da escrita


 
A escrita surgiu a milhões de anos depois da fala e é considerado um sistema numero dois da linguagem. Os sinais escritos substituem os signos vocais. A escrita é a representação dos sons articulados verbalmente em sinais gráficos. Uma transformação da língua natural em outro código.
Os primeiros registros humanos pertencem muito mais ao domínio da expressão que ao da comunicação: são as pinturas encontradas em cavernas. Alguma delas conservadas ate aos dias atuais. Estamos mergulhando na historia da escrita. Vamos entender melhor?
·         Arte rupestre – pinturas pré- histórica encontrada em rochas de cavernas subterrâneas. Algumas foram pintadas há mais de 30 mil anos no período paleolítico e, em geral, representam cenas de animais de caca.
·         Pictograma – estes foram os sumérios, povo que viveu entre 5 e 4 mil anos antes de cristo no oriente médio. Considerado a primeira tentativa da escrita humana. Desenhos de animais, plantas e utensílios em placas de argilas eram fabricados por eles. A maioria desses desenhos representavam sinais concretos, como também, abstratos e numéricos.
·         Ideograma – algumas línguas como o chinês usam ate hoje o ideograma: um desenho de figura feminino significa mulher. São linguagens ideológicas.
·         Escrita cuneiforme – as linhas do ideograma foram se modificando e se tornaram sinais que representam as silabas das palavras. Esses foram os primeiros escritos fonéticos.
·         Hieróglifo – escrita desenvolvida pelos gregos, misturando ideogramas e sinais fonéticos. Hieróglifo significa imagem sagrada, era muito encontrada em livros sagrados e em tubas de faraós.

A escrita alfabética desenvolveu-se há quase dois mil anos depois dos primeiros registros realizados pelos sumérios. O  alfabeto é um sistema baseado em um conjunto de 20 a 30 letras indicativas  dos sons mais simples no qual decompõem-se uma língua.
O mais importante alfabeto surgiu a 1200 anos a.c na fenícia e era composto por 22 signos. Os gregos adotaram o alfabeto dos fenícios e somaram a esse sistema outros sinais. O alfabeto grego foi dotado pelos romanos com alterações e assim chegou através do latim a todos os povos ocidentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário