sábado, 22 de setembro de 2012

Língua, linguagem e escrita, Um breve resumo Elaborado por Marconde Maia, aluno de língua portuguesa do centro de estudos superiores de Parintins, UEA/PIN.

Desde criança falamos e entendemos a língua portuguesa através das comunicações verbais e não verbas. É importante frisar que a língua esta em constante mutação. Uma criança entende o que falamos e a decodifica  através de símbolos, gestos, sons, imagem, fenômenos estes já desenvolvidos pelo homem pré-histórico. A língua de acordo com Saussure é considerada como um sistema de comunicação verbal.
A linguagem é fundamental em uma sociedade, na comunicação, obtendo-se dessa forma um emissor, a língua ou código e um receptor. A linguagem vive sempre mudando dependendo de cada povo, comunidade, sociedade. A  isso, denominamos de variações lingüísticas. Essas variações consistem na fala, nos gestos e nas escritas.
A linguagem escrita surgiu a milhões de anos depois da fala substituindo os sinais vocais. É uma transformação natural em outro código. Este por sua vez sendo submetido às regras gramaticais. Isso não significa que devemos usar uma linguagem simplória, cabe ao comunicador  a tarefa de divulgar suas mensagens e, ao mesmo tempo,  educar o publico, ampliando-lhe o domínio da linguagem e refinando o gosto  estético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário