Marconde Maia[1]
A educação pode ser
constituída como um processo resultante na formação do conhecimento do
individuo dentro de uma sociedade influenciando suas relações no meio social em
que vive. Piletti (2010) diz quer as circunstancias em que o ser humano vive
influencia na sua educação, mas que este também transforma a educação herdada
de geração em geração.
Marx (1978) não
considera a educação uma realidade externa, mas em relação social entre os
indivíduos das classes sociais. Isso quer dizer que a educação, quanto ao
pensamento capitalista, confirma a alienação do homem em setores de divisão de
trabalho, difundindo uma consciência parcelarizada que aceita a divisão entre
concepção e execução, entre trabalho intelectual e braçal.
A educação pode ser
considerada como uma superestrutura social que guarda correspondência como o
estagio de desenvolvimento das forcas produtivas e da divisão social do
trabalho. Essa divisão trata-se em disciplinar as crianças a aceitarem as
formas de trabalhos imposta para que estas não critiquem o sistema quando forem
alocadas no mercado capitalista.
A educação deve ser
concebida pela sociedade como um processo de formação do ser que ao mesmo tempo
é um produto histórico de transformação, tornando-o critico da realidade
existente no campo educacional. O contexto social em que o homem está inserido
pode interferir no seu aprendizado, bem como, no ensino. Neste caso o educador
deverá ser educado para que o conhecimento do aluno não torne algo isolado no
meio social em que este vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário