terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A EDUCAÇÃO EM MARX



Marconde Maia[1]

A educação pode ser constituída como um processo resultante na formação do conhecimento do individuo dentro de uma sociedade influenciando suas relações no meio social em que vive. Piletti (2010) diz quer as circunstancias em que o ser humano vive influencia na sua educação, mas que este também transforma a educação herdada de geração em geração.
Marx (1978) não considera a educação uma realidade externa, mas em relação social entre os indivíduos das classes sociais. Isso quer dizer que a educação, quanto ao pensamento capitalista, confirma a alienação do homem em setores de divisão de trabalho, difundindo uma consciência parcelarizada que aceita a divisão entre concepção e execução, entre trabalho intelectual e braçal.
A educação pode ser considerada como uma superestrutura social que guarda correspondência como o estagio de desenvolvimento das forcas produtivas e da divisão social do trabalho. Essa divisão trata-se em disciplinar as crianças a aceitarem as formas de trabalhos imposta para que estas não critiquem o sistema quando forem alocadas no mercado capitalista.
A educação deve ser concebida pela sociedade como um processo de formação do ser que ao mesmo tempo é um produto histórico de transformação, tornando-o critico da realidade existente no campo educacional. O contexto social em que o homem está inserido pode interferir no seu aprendizado, bem como, no ensino. Neste caso o educador deverá ser educado para que o conhecimento do aluno não torne algo isolado no meio social em que este vive. 


[1] Acadêmico do 6º período do Curso de Letras da Universidade Estadual do Amazonas – CESP/UEA.

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